Bahia
MunicÃpios baianos recebem caminhões-pipa para combater efeitos da seca
Mais 71 municípios de 19 territórios de identidade da Bahia receberam nesta segunda-feira (4) caminhões-pipa para o combate aos efeitos da seca. A entrega, realizada no Parque de Exposições de Salvador pelo governador Jaques Wagner e o ministro dos Transportes, César Borges, faz parte do conjunto de ações estruturantes do Estado para a convivência com a estiagem, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Apenas nesta entrega, foram investidos R$ 19,8 milhões na aquisição dos veículos, com recursos provenientes da segunda etapa do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O Programa de Aquisição de Máquinas e Equipamentos para Recuperação de Estradas Vicinais é destinado a municípios com até 50 mil habitantes e prioriza as cidades em situação de emergência que possuam maior presença de agricultores familiares em relação ao total de produtores rurais.
A prefeita de Itaquara, Iracema Araújo, disse que o município, localizado no semiárido baiano, decretou situação de emergência em março deste ano e não contava com um caminhão-pipa para reforçar o abastecimento de água. “Quando precisávamos de um carro-pipa, recorríamos a Jequié e tínhamos que esperar até três dias”.
Além de caminhões-pipa, as prefeituras que preencherem os critérios recebem pás-carregadeiras, motoniveladoras, retroescavadeiras e caminhões-caçamba, totalizando até cinco equipamentos para cada município.